Menus

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Balestra testa a adubação foliar


Aberto a inovações tecnológicas, Igor Balestra aceitou o convite da Heringer Fertilizantes, empresa parceira da Pecuária Balestra no processo de adubação das pastagens, para testar a adubação foliar, uma tecnologia muito comum na agricultura e que começa a ganhar espaço também na pecuária bovina. 



Uma área de 9 ha de pastos rotacionados de braquiária na Fazenda Água Vermelha foram separados para as comparações que começaram em fevereiro e terminaram em março. Em cada 3 ha foram comparadas duas áreas com a mesma altura (15, 25 ou 35 cm): uma controle, somente com a adubação de solo, e a outra com a aplicação de 2kg/ha do FH PASTAGEM foliar.


Em todos os tratamentos houve aumento na taxa de lotação e incremento na qualidade nutritiva do capim, principalmente no teor de proteína. Entretanto, o melhor resultado foi obtido com a aplicação foliar nos módulos onde o capim estava na altura de 25 cm. Na comparação com a área controle, a produção de massa verde foi 8 toneladas de massa verde/ ha maior. “Nesta altura (25 cm) o capim conseguiu interceptar o produto de forma satisfatória, e as folhas jovens foram mais eficientes em absorver os nutrientes e convertê-los em produção de massa.”, afirma o zootecnista Leonardo Bitencourt, supervisor técnico da Heringer. 

Segundo Bitencourt a técnica não substitui a adubação de solo, porém tem uma maior eficiência quando a complementa, além de ser uma excelente ferramenta para estimular a pastagem a se recuperar de injurias causadas por pragas e após o retorno de um período prolongado de seca. Além disso, a relação entre o custo e o beneficio é positiva. “ O custo gira em torno de R$40/ha e os resultados obtidos mensurados, estão acima de 2 toneladas a mais de pastagem por hectare/ aplicação, ou seja, menos de R$ 20,00 a tonelada", afirma.









Nenhum comentário:

Postar um comentário